quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SABOR E SAÚDE



Escrituras Editora, Templo Zu Lai e Loja Fnac Paulista
convidam para o lançamento do livro
Sabor e Saúde
As Melhores Receitas Vegetarianas do Templo Zu Lai
Receitas de
Jasmine Chen
Fotos de Edson Hong
Haverá degustação de receitas do livro
Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010, a partir das 18h30
Loja Fnac Paulista - Fórum de Eventos
Av. Paulista, 901– Bela Vista - São Paulo/SP
Tel.: (11) 2123-2000
www.fnac.com.br

Saiba mais sobre o livro:
Sabor e Saúde
As Melhores Receitas Vegetarianas do Templo Zu Lai

Abóbora japonesa, acelga chinesa, aguê, bifum, broto de alfafa e de bambu, ervilha chinesa, farinha de amendoim, kampio, missô, nata de soja, nori, PTS e tofu. Ingredientes da alimentação vegetariana se misturam a temperos da tradicional cozinha chinesa e às delícias da culinária brasileira no apetitoso livro Sabor e Saúde – as melhores receitas vegetarianas do Templo Zu Lai, com receitas de Jasmine Chen, publicado pela Escrituras Editora.

Acompanhando a tendência atual da busca de um estilo de vida mais saudável, a culinária vegetariana tem sido a maneira mais atraente de garantir uma dieta nutritiva e diversificada, apresentada nessa obra por meio de uma coletânea de receitas baseadas em combinações saborosas, criativas e nutritivas. Vegetais, massas, grãos, tofu, proteína texturizada de soja, cereais, tubérculos, verduras, legumes e cogumelos reúnem-se em uma gostosa variedade de pratos que oferecem a todos um meio de substituir o consumo de produtos de origem animal, seja por aspectos que envolvem a saúde pessoal até os da preservação do meio ambiente ou, como defendem os ensinamentos budistas, o respeito à vida.

Sabor e saúde apresenta receitas de fácil execução, como o Bife de glúten, Arroz cinco cereais, Bolinho de tofu, Churrasquinho vegetariano, Croquete de abóbora, Estrogonofe de carne de soja, Feijoada vegetariana, Hambúrger vegetariano, Salada de rúcula com manga, Shiitake na manteiga, Shimeji à milanesa, dentre 60 opções de pratos vegetarianos.

Desde sua criação no Brasil, em 1992, o Templo Zu Lai, em Cotia (São Paulo), o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shanna na América Latina, tem aberto seu refeitório aos frequentadores e visitantes para práticas budistas ou um primeiro contato com os ensinamentos de Buda. Inúmeros foram os pedidos para que as receitas degustadas fossem publicadas. Depois de um minucioso e requintado trabalho, a chef Jasmine Chen, sem perder de vista a simplicidade e a facilidade no preparo das receitas, testadas uma a uma, oferece-nos o resultado de seu talento lindamente documentado pelas fotos de Edson Hong.

Sobre a colaboradora:
Jasmine Chen casou-se com Jonathan Lin e teve três filhos. Quando soube que havia contraído uma doença que o levaria à morte, seu esposo, ouvindo conselhos médicos e estimulado por amigos, decidiu tornar-se vegetariano. Ela, ao vê-lo alimentar-se de pratos muito simples, decidiu acompanhá-lo na dieta vegetariana. Preocupada com a nutrição dos filhos, em fase de crescimento, e temendo que pudessem não se adaptar, Jasmine iniciou uma intensa pesquisa, sobretudo, no desenvolvimento e criação de receitas diversificadas que viessem a agradar os pequenos. Depois de uma viagem a Taiwan, onde o vegetarianismo é comum, impôs-se a missão de ensinar tudo o que aprendera sobre a culinária vegetariana, de modo que pudesse aprender como começar e a ajudar todo aquele que quisesse adotar uma dieta saudável e livre de crueldade. Atualmente, administra a cozinha e a cafeteria do Templo Zu Lai.
Saiba mais sobre os cursos de culinária vegetariana e o Templo Zu Lai em www.templozulai.org.br.


“A dieta deve ser balanceada e a atitude frente aos alimentos deve expressar gratidão. Quando o organismo recebe a quantidade certa de comida, garante-se o adequado funcionamento do sistema digestivo e um excelente desempenho do metabolismo”.
Venerável Mestre Hsing Yün