terça-feira, 19 de abril de 2011

QUINTA POETICA, na Casa das Rosas - 28 de abril de 2011






Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora

convidam para a



QUINTA POÉTICA – 36a edição

28 de abril de 2011

a partir das 19h

na Casa das Rosas (evento gratuito)



com os poetas convidados

Celso de Alencar (Belém, Pará, radicado em São Paulo – Capital), Conceição Bastos (Ribeira do Pombal, Bahia, radicada em São Bernardo do Campo – SP), Eunice Arruda (Santa Rita do Passa Quatro - SP, radicada em São Paulo – Capital), Fabio Freire (Vitória, Espírito Santo) e Flávio Viegas Amoreira (Santos – Litoral – SP).

Participação especial de Henrique Krispin (lítero-musical), Mauá - SP.

Curador: José Geraldo Neres





Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos

Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP

Próximo ao metrô Brigadeiro.

Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74

Informações: (11) 5904-4499

è Próxima QUINTA POÉTICA: 26-maio-2011, na CASA DAS ROSAS.


--------------------------------------------------------------------------------

Saiba mais sobre o evento e os convidados:



Quinta poética

Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.



Os poetas:
Celso de Alencar é poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. O poeta e crítico Cláudio Willer, afirma que se trata do mais enfático poeta contemporâneo. O compositor e poeta Jorge Mautner o considera um poeta da 4ª dimensão, escandalizador e libertador de almas. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 1970, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, entre eles: Tentações (1979), Os Reis de Abaeté (1985), O Pastor (1994, infantojuvenil), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), A Outra Metade do Coração (CD- antologia poética) e Testamentos (2003). Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos. Palestrante e integrante de diversos júris de concursos de poesia. Ex-diretor da União Brasileira dos Escritores - UBE (gestão 1990/92 e 1992/94).



Conceição Bastos (Ribeira do Pombal, Bahia, radicada em São Bernardo do Campo – SP), Prêmio literário 2010 - 1o lugar na categoria Poesia em São Bernardo do Campo, Concurso Secretaria de Cultura de SBC. Publicações: - Revista TANTAS LETRAS 2010 - Textos: A foto e Ensaio sobre o Pôr do Sol; - Estas Histórias 2005 - Museu Lasar Segall - Texto: Rapunzel.

BLOG: http://umlivrodecapavermelha.blogspot.com



Eunice Arruda é poeta, com treze livros publicados, entre eles: É tempo de noite, Mudança de lua, Há estações. Presença constante em antologias no Brasil e no exterior. Paralelo à criação de poemas, coordena oficinas regulares de poesia. Fez parte da diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE). Recebeu inúmeros prêmios, entre os quais: Pablo Neruda (Argentina), Mérito Cultural (Rio de Janeiro) e Mulheres do Mercado (São Paulo). Lançou em novembro de 2010, na Balada Literária, o livro "Debaixo do sol", pela Ateliê Editorial.



Fabio Freire (1965) é capixaba (Vitória, Espírito Santo), estudante do curso de Letras/Português, premiado no concurso de poesia da Semana Cultural de maio de 2010 na Faculdade Saberes. Participou da antologia Oficina Poiesis, resultado de oficinas ministradas pelo poeta Waldo Motta, em 1996. Está publicando o seu livro de estreia com o título poesia (2011).

Blog: fabiofreirepoeta.blogspot.com



Flávio Viegas Amoreira é escritor, jornalista e crítico literário. Publicou oito livros entre poesia, contos e romance. Faz parte da denominada “Geração 00”, representantes da Novíssima Literatura Brasileira. Atua em movimentos de direitos GLS e em defesa de políticas públicas para Cultura.



Henrique Krispin - Músico, compositor, multi-instrumentista e poeta, atua no meio musical há 10 anos. Formado em composição e regência, e canto pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (ULM). Seu trabalho segue focado em leituras e releituras de grandes nomes da literatura mundial. Atualmente, está em estúdio gravando seu 1° CD solo intitulado "Autocrático". Nesta apresentação, Krispin estará acompanhado pelo produtor musical Humberto Lima e o pianista Alex Andrade.
http://www.myspace.com/henriquekrispim




Curador da Quinta Poética:

José Geraldo Neres nasceu em Garça, SP, em 1966. Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou o livro de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado por meio do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É cofundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultura Viva, do MinC). Gestor Cultural e Curador da Sala Permanente de Vídeo/Doc da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3a edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010).

Blog: http://neres-outrossilencios.blogspot.com/


--------------------------------------------------------------------------------

Escrituras Editora

Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)

www.escrituras.com.br

www.youtube.com/user/EscriturasEditora
http://escrituraseditora.blogspot.com/

www.twitter.com/escriturasedit

www.facebook.com/escrituras.editora

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lançamento NANQUIM, de Débora Tavares (Escrituras Editora)



Escrituras Editora e Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro

Nanquim, de Débora Tavares

Sábado, 14 de maio de 2011, das 16h às 19h

Livraria da Vila - Fradique Coutinho - piso superior

Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo/SP
tel.: (11) 3814-5811



Nanquim

O livro Nanquim, publicado pela Escrituras Editora, coletânea de poemas de Débora Tavares, apresenta uma reescrita da vida em seus momentos essenciais, uma reconciliação do corpo com a paisagem que o rodeia, ou ainda um renascimento, um retorno, uma reinvenção da alegria, nas palavras da própria autora.

Como define a poeta Mariana Ianelli, na apresentação da obra, “a tinta nanquim, esfumaçando a água, é uma palavra tingindo a imagem do tempo, uma defesa de instinto poético contra a dissipação, o esquecimento (...) Este livro põe a girar aquele ‘moinho de versos/movido a vento’ de que falava Leminsky, sendo esse vento menos uma metáfora da transitoriedade do que a força motriz que anima o poema em sua intimidade com o corpo da natureza”.

“Pela lente de Débora Tavares”, como analisa o Prof. João Anzanello Carrascoza (ECA – USP), “o traço espesso do carvão se torna leve. Os fatos sem brilho do cotidiano, de repente, esplêndidos! (...) Enquanto, para os míopes, formigas, crianças e flores são o que são -- miudeza que vem e se esfumaça --, em seus versos vão além, vidas cintilantes, como astros!”.

Sobre a autora:

Débora Tavares é paulista, graduada em Letras pela FIA – Faculdade Ibero-Americana e tem poemas publicados em diversos veículos literários. Finalista do Concurso Off Flip – 2010, finalista do Concurso de Poesia da Universidade de São João Del Rey (MG) – 2007, 1º lugar no Concurso Sarau Rato de Livraria – 2006. Membro do Grêmio Haicai Ipê, ministra oficinas de criação poética e de haicais. Nanquim, publicado pela Escrituras Editora, é seu primeiro livro.
Blog: www.deboratavaresnanquim.blogspot.com



--------------------------------------------------------------------------------

Título: Nanquim
Autora: Débora Tavares
Ilustrações: Helena Armond
Apresentação: Mariana Ianelli
Texto das orelhas: João Anzanello Carrascoza (ECA - USP)
Gênero: Literatura Brasileira/Poesia
ISBN: 978-85-7531-399-2
Formato: 14 X 21 cm, brochura
Páginas: 64
Peso: 140 g
Preço: R$ 20,00
Escrituras Editora

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lançamento POESIA REUNIDA E INÉDITOS, de Florisvaldo Mattos (Escrituras Editora)


Escrituras Editora e Livraria Cultura convidam para o lançamento do livro

Poesia Reunida e Inéditos
, de Florisvaldo Mattos

Quinta-feira, 14 de abril de 2011, a partir das 18h

Livraria Cultura Salvador Shopping

Av Tancredo Neves, 2915
Caminho das Árvores - Salvador/BA
tel.: (71) 3505-9050


Poesia Reunida e Inéditos


Entre os poetas brasileiros surgidos na década de 1960 -- fase extremamente criadora, aqui e no mundo -- um dos altos postos pertence a Florisvaldo Mattos. Sua obra poética, dominada por uma dicção fortemente pessoal, é, ao mesmo tempo, de uma abrangência e de uma variedade que desconcertam qualquer crítico.

Um dos polos essenciais da criação de Florisvaldo Mattos, como destaca JC Teixeira Gomes no prefácio do livro, “é o cultivo de um lirismo sempre comedido, trabalhado com extrema propriedade de recursos, sendo certamente o único na sua geração que transita do lírico para o épico com absoluta naturalidade, mestre nos dois caminhos poéticos, consciente do poder que tem sobre as palavras”.

O vasto conjunto lírico que encontramos nesta Poesia reunida e inéditos representa, portanto, um monumento da poesia brasileira de entre a segunda metade do século passado e a primeira década do presente, erguido por um espírito agudamente atento ao tempo e dele liberto, como sempre é, paradoxalmente, o dos grandes poetas.


Sobre o autor:

FLORISVALDO MOREIRA DE MATTOS é natural de Uruçuca, no sul do Estado da Bahia. Fez os estudos primários na cidade natal e os secundários em Itabuna e Ilhéus, completando-os em Salvador, onde se diplomou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1958); mas optou pelo exercício do jornalismo profissional, ocupando cargos em vários jornais, como repórter, chefe de reportagem, redator, editor e editor-chefe. Integrou o grupo nuclear da Geração Mapa, que atuou na Bahia nos anos 1960 sob a liderança do cineasta Glauber Rocha. Escritor e poeta, atuou nas revistas Ângulos e Mapa, ambas editadas em Salvador. De 1990 a 2003, foi editor do suplemento Cultural, publicado semanalmente pelo jornal A Tarde, premiado em 1995 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Desde 1995, ocupa a Cadeira 31 da Academia de Letras da Bahia. Ex-professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, também exerceu, entre 1987-89, a presidência da Fundação Cultural do Estado. Obras publicadas: Reverdor (1965); Fábula Civil (1975); A Caligrafia do Soluço & Poesia Anterior (1996), pelo qual recebeu o Prêmio Ribeiro Couto de Poesia, da União Brasileira de Escritores; Mares Anoitecidos (2000) e Galope Amarelo e Outros Poemas (2001) (todos de poesia); Estação de Prosa & Diversos (coletânea de ensaios, ficção e teatro, 1997); A Comunicação Social na Revolução dos Alfaiates (1998) e Travessia de oásis - A sensualidade na poesia de Sosígenes Costa (2004), ambos de ensaios. Como poeta e ensaísta, publicou textos em jornais e revistas de literatura e ciências humanas, estaduais e nacionais, e tem poemas publicados em antologias do Brasil, Portugal e Espanha (Galícia). Atualmente ocupa o cargo de editor-chefe de A Tarde, conceituado diário de Salvador, Bahia.

--------------------------------------------------------------------------------

Título: Poesia Reunida e Inéditos
Autor: Florisvaldo Mattos
Prefácio: JC Teixeira Gomes
Texto das orelhas: Alexei Bueno
Gênero: Literatura brasileira/Poesia
ISBN: 978-85-7531-368-8
Formato: 14 X 21 cm, brochura
Páginas: 352
Peso: 420 g
Preço: R$ 28,00
Escrituras Editora