sexta-feira, 20 de maio de 2011

QUINTA POETICA, na Casa das Rosas - 26 de maio de 2011



Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora

convidam para a



QUINTA POÉTICA – 37a edição

26 de maio de 2011

com início às 19h

na Casa das Rosas (evento gratuito)




com os poetas convidados

Edson Cruz (Ilhéus, BA, radicado em São Paulo – Capital), Elaine Pauvolid (Rio de Janeiro – RJ), Reynaldo Bessa (Mossoró, Rio Grande do Norte, radicado em São Paulo – Capital) e Rosane Carneiro (Rio de Janeiro – RJ).

Participação especial do Grupo Sensus (performance poética sensorial).

Curadoria: José Geraldo Neres



**Sorteio de livros e agendas entre os presentes, no final do evento**



Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos

Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP

Próximo ao metrô Brigadeiro.

Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74

Informações: (11) 5904-4499

è Próxima QUINTA POÉTICA: 30-junho-2011, na CASA DAS ROSAS.


--------------------------------------------------------------------------------

Saiba mais sobre o evento e os convidados:



Quinta poética

Curadoria: José Geraldo Neres



Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Os poetas:

Edson Cruz (Ilhéus, BA) é poeta, editor e revisor publicitário. Desgraduou-se em muitas coisas: Psicologia, Música , Violão e Letras. Foi fundador e editor do site de literatura Cronópios (até meados de 2009) e da revista literária Mnemozine. Lançou em 2007, Sortilégio (poesia), pelo selo Demônio Negro/Annablume e, como organizador, O que é poesia?, pela Confraria do Vento/Calibán. Lançou em dezembro de 2010, na Casa das Rosas, uma adaptação do épico indiano, Mahâbhârata, pela Paulinas Editora. É professor no Curso Prática de Criação Literária da UnicSul/Terracota Editora, no Módulo Poema.

É editor do site de Literatura e Adjacências, MUSA RARA (www.musarara.com.br).

Blogue: http://sambaquis.blogspot.com



Elaine Pauvolid (1970) é poeta, ensaísta e carioca. Participou de Vertentes, coletânea de poemas e fortuna crítica (Fivestar, 2009) em parceria com: Márcio Catunda, Marcio Carvalho, Ricardo Alfaya e Tanussi Cardoso. Autora de Leão lírico (edição da autora, 2008). Ganhadora do prêmio Biguá, concedido pela SADE - Sociedade Argentina de Escritores, em 2006. Participou de diversas antologias nacionais e da antologia Como angeles em llamas - Algunas voces latinoamericanas del S. XX.- Editorial Maribelina, sello de la Casa del Poeta Peruano/ Lima (abril/2004 - Uruguay). Participou de Rios (Íbis Libris, 2003) juntamente com os poeta Márcio Catunda, Ricardo Alfaya, Tanussi Cardoso e Thereza Christina Rocque da Motta. Estudante de artes plásticas da Escola de Artes Plásticas do Parque Lage desde 2003. Autora de Trago (edição artesanal da autora, 2002), prefácio de Gerardo Mello Mourão. Em 1998, estreou como poeta com Brindei com mão serenata o sonho que tive durante minha noite-estrela... (Imprimatur/7 Letras). Colabora com resenhas para a imprensa desde 1999 e criou e edita Aliás, revista eletrônica de cultura (www.aliasrevista.com).



Reynaldo Bessa é músico e escritor. Já lançou cinco CDs. O mais recente com músicas suas sobre diversos poemas de autores como: Drummond, Leminski, Auta de Souza, Alphonsus de Guimaraens, além de Fabrício Carpinejar, Wilmar Silva, Ricardo Corona, Alice Ruiz entre outros. Em 2008, lançou seu primeiro livro Outros Barulhos – Poemas (Prêmio Jabuti 2009 - Poesia) que concorreu ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2009. Em 2010, foi um dos vencedores do PRÊMIO SESC DE LITERATURA em parceria com a Editora Record, com o seu livro de contos Algarobas Urbanas. Bessa tem contos, crônicas, poemas publicados em revistas, jornais, suplementos literários pelo Brasil e exterior.

www.algarobas.blogspot.com

www.reynaldobessa.com.br



Rosane Carneiro é autora de Excesso (1999, edição da autora,) Prova (2004, Ibis Libris) e Corpo estranho (2009, Editora da Palavra). Foi publicada em antologias, revistas e livros de ensaios diversos, destacando-se Além do cânone, de Helena Parente Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil, Lyric, and the Americas, de Charles A. Perrone, da Universidade da Flórida, e Germina, revista de literatura e arte, os mais recentes. Integra o corpo editorial de Aliás, revista eletrônica de cultura. É editora, redatora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ.



Idealizado pela atriz e diretora Thereza Piffer, as Performances do Grupo Sensus trazem aos espectadores a consciência e a percepção de seus ritmos internos os colocando em contato com sensações que normalmente não lhes são muito acessíveis. Com o objetivo de que o público consiga captar sensações diferentes, nossos elencos interagem com textos, sons, objetos e ritmos. Assim, através da literatura e, muitas vezes privando o público da visão, as performances atuam em várias camadas do imaginário, ampliando gradualmente a percepção e despertando o interesse e apreensão imediatos pela obra dos grandes escritores.

www.gruposensus.blogspot.com



Curador da Quinta Poética:

José Geraldo Neres nasceu em Garça, SP, em 1966. Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou o livro de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado por meio do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É cofundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultura Viva, do MinC). Gestor Cultural e Curador da Sala Permanente de Vídeo/Doc da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3a edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010).

Blog: http://neres-outrossilencios.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lançamento NANQUIM



Escrituras Editora e Livraria da Vila
convidam para o lançamento do livro

Nanquim

de
Débora Tavares


Sábado, 14 de maio de 2011
das 16h às 19h

Livraria da Vila - Fradique Coutinho - piso superior
Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3814-5811